Terceira edição do Festival de Ópera do Paraná terá apresentações gratuitas para adultos e crianças
Fãs de ópera já podem se preparar. Repetindo o sucesso dos anos anteriores, o Centro Cultural Teatro Guaíra e a Guairacá Cultural realizarão o Festival de Ópera do Paraná, de 20 a 29 deste mês, com récitas no Guairão, Guairinha, Mini Guaíra, Capela Santa Maria e Paço da Liberdade. Todas com entrada franca. A abertura será com Cavalleria Rusticana, popular ópera italiana que já foi tema de novelas e filmes famosos, como O Poderoso Chefão, e contará com orquestra completa, corpo de baile, coro duplo e solistas.
O destaque da edição deste ano será a estreia mundial da opereta de Chiquinha Gonzaga, Festa de São João, de 1879. “Esta opereta é uma joia da música histórica brasileira que estamos ainda descobrindo”, diz o diretor geral do festival, Gehad Hajar, e responsável pelo restauro da obra. A programação traz também a cineópera Hawwwah, as clássicas Carmen e La Traviatta, além de concertos nas ruas. O repertório infantil traz A Sapateira Prodigiosa e João e Maria. Além de Curitiba, o festival também será levado a Ponta Grossa.
Em paralelo, será realizado o I Simpósio Brasileiro de Canto, que vai oferecer sete cursos e masterclasses gratuitos à comunidade artística, com professores de todo Brasil e do exterior. As inscrições podem ser feitas no site do festival.