Pular para o conteúdo principal

Audiência pública sobre cultura é marcada por duras críticas às decisões do atual governo envolvendo o Teatro Guaíra e a Lei Aldir Blanc

“Teatro Guaíra está fadado a acabar”, diz ex-diretora sobre gestão de Ratinho Jr.
Audiência pública sobre cultura é marcada por duras críticas às decisões do atual governo envolvendo o Teatro Guaíra e a Lei Aldir Blanc

Por Rogerio Galindo
Monica Rischbieter. Foto: Orlando Kissner/Alep
Ex-diretora do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter fez denúncias sérias sobre a gestão da cultura no governo do Paraná nesta quarta-feira (8). As críticas ocorreram durante uma audiência pública sobre o tema, na Assembleia Legislativa. Segundo ela, os números mostram que o Guaíra corre sério risco de fechar caso a administração Ratinho Jr. (PSD) continue no rumo em que está.


Rischbieter, que dirigiu o Teatro Guaíra por 12 anos, sendo exonerada em fevereiro deste ano, afirmou que o Guaíra tinha 367 funcionários no início dos anos 1990 e hoje tem apenas 115. Entre eles, ainda é preciso descontar cerca de 60 músicos da orquestra e dezenas de bailarinos para ver quantos funcionários administrativos restam. “O último concurso foi em 1992. Então o Guaíra está fadado a acabar”, disse ela.
Teatro Guaíra

De acordo com a ex-diretora, o que mantém o Guaíra vivo hoje é a parceria com o Palco Paraná, uma organização social criada para ajudar a gerir e fornecer contratos ao teatro. Porém, na gestão Ratinho Jr., o Palco Paraná está ganhando diversas outras atribuições. Segundo Rischbieter, por ter apenas cinco funcionários, logo não terá mais como dar atenção ao Guaíra.
Palco Paraná

Tanto Rischbieter quanto a ex-gestora do Palco Paraná, Nicole Barão Raffs, afirmaram que recentemente a gestão chegou a pedir que os bailarinos abrissem mão do reajuste a que tinham direito, caso contrário poderia haver demissões.

Ninguém da Secretaria de Comunicação e Cultura nem da atual gestão do Guaíra compareceu à audiência pública, convocada pelos deputados Goura (PDT) e Michele Caputo (PSDB). Depois de ouvir várias denúncias, Caputo disse que pensa em convocar a superintendente de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande, para falar na Assembleia.
Outro lado

O Plural procurou a Secretaria para saber se haveria algum pronunciamento oficial sobre o que foi dito na audiência. Até o momento, não recebeu nenhuma nota do governo.
Lei Aldir Blanc

A gestão dos recursos da Lei Aldir Blanc foi outro ponto duramente criticado pelos representantes do setor cultural presentes à audiência. Gehad Hajar, presidente do Sindicato dos Empresários e Produtores de Espetáculos do Paraná, foi incisivo. Para ele, o governo do Paraná tem culpa na morte de trabalhadores da cultura pela demora em repassar os recursos e pelas regras exigidas.

Rischbieter repetiu a denúncia feita ao Plural em fevereiro de que o governo teria burlado a lei ao deixar para 2022 o uso de verbas da Aldir Blanc. Nesse ponto, o governo do Paraná afirma ter respeitado a lei ao ter encaminhado antes do fim de 2021 a verba para algumas instituições, como o próprio Guaíra. Agora, a verba está parada no Guaíra e em mais três locais, ainda sem destino certo.

https://www.plural.jor.br/noticias/cultura/teatro-guaira-esta-fadado-a-acabar-diz-ex-diretora-sobre-gestao-de-ratinho-jr/

Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba já foi capital do Brasil e é mais antiga do que se imagina (Matéria do Jornal Comunicação On-line - UFPR)

Pesquisadores revisitam a história da cidade e apontam fatos históricos desconhecidos pela população Reportagem: Felipe Nascimento Edição Renata: Portela Responda a seguinte pergunta: quais cidades foram capitais do Brasil? Um bom estudante de história responderia Salvador, Rio de Janeiro e Brasília. Mas o que poucos sabem é que Curitiba já foi oficialmente capital brasileira. Esse é somente um dos fatos históricos pouco conhecidos sobre a cidade apontados por dois pesquisadores da história do Paraná. Gehad Hajar, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, é um desses pesquisadores.  Ele está realizando a pesquisa “Curitiba: de povoado à capital do Brasil”, que deverá ser lançada em livro no segundo semestre de 2011. A cidade foi capital federal entre 24 e 27 de março de 1969, época em que vigorava a ditadura militar. De acordo com o pesquisador, a mudança foi por uma questão propagandística. “Curitiba era uma das capitais brasileiras que não

Apresentação do livro "Monumentos de Curitiba" - 2° edição

Apresentação Há muito sentia-se falta de um inventário do patrimônio artístico e cultural nos logradouros e próprios públicos do Município de Curitiba.  Ei-lo: Monumentos de Curitiba, nossa pesquisa de mais de uma década, em que corremos a campo, percorrendo ruas, praças e prédios a fim de elencar, catalogar e fotografar as hermas, bustos, placas, monólitos, estátuas, fontes, repuxos, relógios, árvores preservadas, monumentos, obras de arte, enfim, tudo que esteja exposto publicamente e agregue valores culturais e históricos à memória da cidade.  No afã de ajudar em futuros estudos, restaurações, reposições, manutenções e análises, as fichas tendem a trazer informações mínimas, padronizadas e necessárias, acompanhadas de fotos dos principais bens. Nossa coleção pública é valiosa. Temos desde o monólito do séc. XVII de posse portuguesa sobre este território, na praça Tiradentes; a última argola de atracamento de cavalos do séc. XVIII, na rua de São Francisco; o primeiro

Vida e obra de Gehad Hajar (e-cultura)