Pular para o conteúdo principal

Apresentação do Programa - 1º Festival Nacional de Circo


Um festival para celebrar o riso



Apresentamos o 1º Festival Nacional de Circo, celeiro a conglomerar e difundir a criatividade dos profissionais que mais fazem rir, da linguagem artística mãe de todas as demais, da mais popular e tenra arte. 


As restrições impostas pela pandemia brecou toda classe de artistas, calou o riso, revogou a esperança. 


Rir é preciso. E é preciso retomar. 


Por isto um festival para cultuar a alegria.


Ideia de quando no ápice da pandemia de covid-19 fomos chamados pela vereadora Dona Lourdes (1927-2021), de saudosa memória e já àquela época decana de todos os parlamentares brasileiros, que buscava dar socorro aos circenses impedidos do trabalho. 


Queria ir além, a autora da primeira “Lei da Praça do Circo” no Brasil.


Almejava um retorno seguro das produções. Sonhava que algo unisse o popular e o erudito, o simples e o rebuscado, o riso e o drama. Queria ela uma fusão de circo e ópera, aproveitando nossa expertise dos Festivais de Ópera do Paraná. 


Sugerimos não apenas a inclusão das artes circenses no âmbito operístico, ou vice-versa. Propomos, então, um festival próprio de circo e sediado na lona pública de Curitiba, o Circo da Cidade - Lona Zé Priguiça.


Cairia em boa hora: neste mês e ano que abre e inaugura este 1º Festival Nacional de Circo, é o que completa 45 anos deste Circo da Cidade, fundada pelos Queirolo como Circo Chic-Chic, cuja administração assumiu a Fundação Cultural de Curitiba em 1979, dentro do Plano de Animação da Cidade idealizado por Jaime Lerner, de onde também brotaram o Teatro Paiol e o Centro de Criatividade.


Com a proposta imediatamente acatada e apoiada, a então chefe de gabinete Jane D’Avila - filha dos lendários palhaços Zuca e Zoca - foi chamada à missão de arcar com as tarefas burocráticas. 


Partiu D. Lourdes meses antes de ver este projeto concretizado. Mas seu legado será lembrado e aplaudido pela legião de gratos cidadãos curitibanos. 


À ela, Dona Maria de Lourdes Beserra de Sousa, dedicamos os esforços da retomada pós-pandêmica da ópera e do circo, com as edições dos respectivos festivais neste ano tão simbólico.


Gehad Hajar

Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba já foi capital do Brasil e é mais antiga do que se imagina (Matéria do Jornal Comunicação On-line - UFPR)

Pesquisadores revisitam a história da cidade e apontam fatos históricos desconhecidos pela população Reportagem: Felipe Nascimento Edição Renata: Portela Responda a seguinte pergunta: quais cidades foram capitais do Brasil? Um bom estudante de história responderia Salvador, Rio de Janeiro e Brasília. Mas o que poucos sabem é que Curitiba já foi oficialmente capital brasileira. Esse é somente um dos fatos históricos pouco conhecidos sobre a cidade apontados por dois pesquisadores da história do Paraná. Gehad Hajar, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, é um desses pesquisadores.  Ele está realizando a pesquisa “Curitiba: de povoado à capital do Brasil”, que deverá ser lançada em livro no segundo semestre de 2011. A cidade foi capital federal entre 24 e 27 de março de 1969, época em que vigorava a ditadura militar. De acordo com o pesquisador, a mudança foi por uma questão propagandística. “Curitiba era uma das capitais brasileiras que não

Apresentação do livro "Monumentos de Curitiba" - 2° edição

Apresentação Há muito sentia-se falta de um inventário do patrimônio artístico e cultural nos logradouros e próprios públicos do Município de Curitiba.  Ei-lo: Monumentos de Curitiba, nossa pesquisa de mais de uma década, em que corremos a campo, percorrendo ruas, praças e prédios a fim de elencar, catalogar e fotografar as hermas, bustos, placas, monólitos, estátuas, fontes, repuxos, relógios, árvores preservadas, monumentos, obras de arte, enfim, tudo que esteja exposto publicamente e agregue valores culturais e históricos à memória da cidade.  No afã de ajudar em futuros estudos, restaurações, reposições, manutenções e análises, as fichas tendem a trazer informações mínimas, padronizadas e necessárias, acompanhadas de fotos dos principais bens. Nossa coleção pública é valiosa. Temos desde o monólito do séc. XVII de posse portuguesa sobre este território, na praça Tiradentes; a última argola de atracamento de cavalos do séc. XVIII, na rua de São Francisco; o primeiro

Vida e obra de Gehad Hajar (e-cultura)