Pular para o conteúdo principal

Pela primeira vez, Festival de Ópera leva recital ao Circo da Cidade

A música é para todos

26/10/2021 14:00



Do Circo da Cidade à Capela Santa Maria, palcos da FCC recebem festival de ópera. Foto: Divulgação
1/2




Espaços da Fundação Cultural de Curitiba vão receber a programação do VII Festival de Ópera do Paraná, que acontece de 29 de outubro a 14 de novembro. Nesse período, os espetáculos, todos de graça, passarão por um circuito de palcos populares, eruditos e ao ar livre, em diferentes regiões da cidade.

O festival começa pelo Circo da Cidade, no Alto Boqueirão, que está no roteiro pela primeira vez com recitais líricos populares, e termina na Capela Santa Maria, no Centro de Curitiba.

O Teatro Novelas Curitibanas, o Oratório de Bach, o Bosque Zaninelli - Unilivre e o Colégio Estadual João Bettega também terão apresentações. Em dez dias de programação serão seis palcos diferentes (veja abaixo).

Em todos os locais há limitação de público em razão dos protocolos de segurança sanitária e os ingressos ser retirados com antecedência pelo site do festival (www.festivaldeopera.org).

Óperas populares

O Circo a Cidade terá apresentações de solistas do Coro Lírico de Curitiba, com repertórios diferentes em cada dia de apresentação.

Nesta sexta-feira (29/10), às 20h, os cantores apresentam o espetáculo Volta ao Mundo, com canções líricas que representam diferentes etnias; no sábado (30/10), às 15h, os solistas cantam Árias e Músicas Sacras Populares; e no domingo (31/10), também às 15h, apresentam Melodias que Já Ouvi Por Aí.

“Popularizar a ópera sempre foi o nosso propósito”, conta o músico, produtor e coordenador do festival Gehad Ismail Hajar. Ele diz que é a primeira vez que óperas são apresentadas num picadeiro, apesar de se basearem em temas do cotidiano e da cena popular.

Para a programação do Circo da Cidade, foram selecionadas árias mais conhecidas pelo público, como trechos de Carmem, de Georges Bizet, e La Traviatta, de Giuseppe Verdi.

“Tínhamos programado montagens completas para a atual edição, porém os elencos de ópera são numerosos e por uma questão de segurança sanitária optamos por realizar apenas recitais, que permitem garantir o distanciamento entre os cantores”, explica o produtor.

Participam dos receitais no Circo da Cidade os cantores Angélica Romeros, André Maia, Dimas de Oliveira, Edilange Xavier Alves, Gabriel Papha, Luiz Stellfeld, Carol Osternack, Silmara Machado, Suzana Morita, John Facin e Jomar Lima. Todos terão o acompanhamento da pianista Priscila Malanski.
Palestra

Uma das atrações do festival neste ano é a palestra O Teatro Modernista, com a atriz Ítala Nandi. Será na segunda-feira (1/11) novembro, às 20h, no Teatro Novelas Curitibanas. A atriz, produtora e diretora teatral é considerada uma das grandes damas do teatro brasileiro, com uma extensa carreira nos palcos, iniciada em 1959.

Gehad explica que, inicialmente, havia a intenção de montar este ano uma ópera modernista de Oswald de Andrade, com direção de ítala Nandi, que é também conhecedora e estudiosa do Movimento Modernista de 1922. O projeto foi suspenso em razão da pandemia, mas será retomado no ano que vem, quando se comemoram os 100 anos da Semana de Arte Moderna. A atriz aceitou o convite de se encontrar com o público numa prévia para a montagem que deverá estrear na próxima edição do festival.

Nos parques

O festival reservou para o feriado de terça-feira (2/11) um Recital de Aves Marias, às 18h, no Oratório de Bach (Bosque Alemão). O mesmo programa será apresentado no dia 7 de novembro, às 20h, na Capela Santa Maria.

Nessas duas apresentações, o Coro Lírico de Curitiba terá acompanhamento da pianista Priscila Malanski.

Na quarta (3/11), às 10h, haverá uma apresentação ao ar livre para crianças da rede municipal de ensino, na Universidade Livre do Meio Ambiente (Bosque Zaninelli), que poderá ser transferida para a Escola Municipal Campo Mourão em caso de chuva.

As mezzosopranos Adaile Domingues e Maria Carolina Osternack se apresentam acompanhadas do pianista Leonardo Mena Cadorin.

Capela Santa Maria

Outras apresentações estão programadas nos dias 4, no Colégio Estadual João Bettega, onde acontece um concerto didático, e 5 e 6 na Capela Santa Maria.

No dia 5 será realizado um recital da mezzosoprano Adaile Domingues, com a participação especial de Eduardo Filho e acompanhamento ao piano de Leonardo Mena Cadorin.

No dia 6, encerrando a programação em Curitiba, será realizado um concerto com obras do compositor e maestro suíço-brasileiro Leo Kessler (1882-1924), com a soprano Ana Paula Machado e o pianista Ben Hur Cionek.


O Festival de Ópera do Paraná foi criado em 2015 e conta com a parceria da Fundação Cultural de Curitiba, entre outras instituições. O objetivo é manter viva a tradição de produções operísticas na cidade, também considerada um celeiro de cantores líricos.

De acordo com a organização, nas quatro últimas edições foram mais de 100 mil pessoas a assistirem 89 eventos, em teatros, ruas, praças, feiras, mercados, escolas públicas, tribo indígena e ônibus.

O Festival de Ópera do Paraná também terá programação na cidade de Foz do Iguaçu, de 12 a 14 de novembro.


Programação do VII Festival de Ópera do Paraná, em Curitiba:

Recital Lírico Popular

29 de outubro - 20h
30 e 31 de outubro - 15h
Circo da Cidade Zé Priguiça (Rua Dr. Benedicto Siqueira Branco, S/N - Alto Boqueirão)
Coro Lírico de Curitiba
Solistas - Angélica Romeros, André Maia, Dimas de Oliveira, Edilange Xavier Alves, Gabriel Papha, Luiz Stellfeld, Carol Osternack, Silmara Machado, Suzana Morita, John Facin e Jomar Lima.
Piano - Priscila Malanski

Palestra: O Teatro Modernista
1º de novembro - 20h
Teatro Novelas Curitibanas (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1.222 - São Francisco)
Palestrante: Ítala Nandi

Recital Ave-Marias
2 de novembro - 18h
Oratório de Bach - Bosque Alemão (Rua Schubert, 175 - Vista Alegre)

7 de novembro - 20h
Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Coro Lírico de Curitiba
Regência - Jomar Lucio de Lima
Piano - Priscila Malanski

Recital ao Ar Livre
3 de novembro - 10h
Bosque Zaninelli - Universidade Livre do Meio Ambiente (Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho). Em caso de chuva, será na Escola Municipal Campo Mourão (Rua Acyr Santos, 22 - Vila Izabel)
Coro Lírico de Curitiba
Maria Carolina Osternack - Mezzosoprano
Leonardo Mena Cadorin - Piano

Concerto Didático
4 de novembro - 20h
Colégio Estadual João Bettega (Rua Dalila Rolim Vargas, 1020 - Novo Mundo)
Maria Carolina Osternack - Mezzosoprano
Leonardo Mena Cadorin - Piano

Recital Gala Lírica
5 de novembro - 20h
Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Adaile Domingues - Mezzosoprano
Eduardo Filho - participação especial
Leonardo Mena Cadorin - Piano

Concerto Leo Kessler
6 de novembro - 20h
Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba já foi capital do Brasil e é mais antiga do que se imagina (Matéria do Jornal Comunicação On-line - UFPR)

Pesquisadores revisitam a história da cidade e apontam fatos históricos desconhecidos pela população Reportagem: Felipe Nascimento Edição Renata: Portela Responda a seguinte pergunta: quais cidades foram capitais do Brasil? Um bom estudante de história responderia Salvador, Rio de Janeiro e Brasília. Mas o que poucos sabem é que Curitiba já foi oficialmente capital brasileira. Esse é somente um dos fatos históricos pouco conhecidos sobre a cidade apontados por dois pesquisadores da história do Paraná. Gehad Hajar, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, é um desses pesquisadores.  Ele está realizando a pesquisa “Curitiba: de povoado à capital do Brasil”, que deverá ser lançada em livro no segundo semestre de 2011. A cidade foi capital federal entre 24 e 27 de março de 1969, época em que vigorava a ditadura militar. De acordo com o pesquisador, a mudança foi por uma questão propagandística. “Curitiba era uma das capitais brasileiras que não

Apresentação do livro "Monumentos de Curitiba" - 2° edição

Apresentação Há muito sentia-se falta de um inventário do patrimônio artístico e cultural nos logradouros e próprios públicos do Município de Curitiba.  Ei-lo: Monumentos de Curitiba, nossa pesquisa de mais de uma década, em que corremos a campo, percorrendo ruas, praças e prédios a fim de elencar, catalogar e fotografar as hermas, bustos, placas, monólitos, estátuas, fontes, repuxos, relógios, árvores preservadas, monumentos, obras de arte, enfim, tudo que esteja exposto publicamente e agregue valores culturais e históricos à memória da cidade.  No afã de ajudar em futuros estudos, restaurações, reposições, manutenções e análises, as fichas tendem a trazer informações mínimas, padronizadas e necessárias, acompanhadas de fotos dos principais bens. Nossa coleção pública é valiosa. Temos desde o monólito do séc. XVII de posse portuguesa sobre este território, na praça Tiradentes; a última argola de atracamento de cavalos do séc. XVIII, na rua de São Francisco; o primeiro

Vida e obra de Gehad Hajar (e-cultura)