Pular para o conteúdo principal

Curitiba, a capital do Brasil


A nossa cidade é conhecida por várias coisas: capital ecológica, cidade modelo, até mesmo cidade sorriso. Mas… Capital do Brasil?

Não, isso não é um teste: Curitiba já foi a capital federal por incríveis três dias!

E se você não acredita nisso, porque estudou durante os anos de escola que só Salvador, Rio de Janeiro e Brasília foram as cidades contempladas para serem a capital do Brasil, nós estamos aqui para te provar! Você está preparado? Porque o texto de hoje não está pra brincadeira!

Mas, Vina, como que aconteceu esse rolê aí?

Tudo começou no ano de 1968. Com a recente imposição do AI-5 (Ato Institucional nº 5), em dezembro daquele ano, a fase mais repressora da ditadura militar tinha acabado de começar 一 o que fez com que a população não ficasse nem um pouco satisfeita com isso. No entanto, alguns estados brasileiros eram a favor do governo vigente, como era o caso do Paraná.

Com Omar Sabbag na prefeitura municipal e Paulo Pimentel no governo do estado, o fato de Curitiba ter se tornado a capital federal foi algo com cunho propagandista tanto para a cidade quanto para a ditadura militar, visto que ambos apoiavam o regime instalado em 1964. Por esse motivo, a transferência foi um movimento simbólico que objetivava o fortalecimento de laços entre os políticos apoiadores da região.

Então, diante de todo esse contexto, no dia 24 de março de 1969 Curitiba finalmente foi consagrada como capital do Brasil. É claro que antes disso teve todo um planejamento e estudo por parte da presidência 一 inclusive, a sugestão para que a nossa cidade fosse sede do governo federal partiu da primeira-dama Iolanda, curitibana e esposa do então presidente Costa e Silva.

Dessa forma, o Palácio Iguaçu abrigou o poder executivo e os ministérios e as Forças Armadas transferiram-se para outros locais de Curitiba. Contudo, essa experiência foi apenas temporária e, conforme havia sido planejado, durou somente poucos dias após o começo de tudo, encerrando em 27 de março.

Segundo o pesquisador e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Gehad Hajar, a transferência foi de cunho cívico e não administrativo. No entanto, “foram dias festivos no Paraná, o presidente inaugurou diversas obras na cidade e a Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu”, explicou a uma matéria do Jornal Comunicação On-line da UFPR.

Portanto, apesar de a motivação não ser nada lisonjeira para nossa cidade, se não fosse por ela, o Paraná não teria recebido tantos recursos para melhorias em seu desenvolvimento urbano.

https://www.gazetadopovo.com.br/conteudo-publicitario/vina/curitiba-a-capital-do-brasil/ 


Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba já foi capital do Brasil e é mais antiga do que se imagina (Matéria do Jornal Comunicação On-line - UFPR)

Pesquisadores revisitam a história da cidade e apontam fatos históricos desconhecidos pela população Reportagem: Felipe Nascimento Edição Renata: Portela Responda a seguinte pergunta: quais cidades foram capitais do Brasil? Um bom estudante de história responderia Salvador, Rio de Janeiro e Brasília. Mas o que poucos sabem é que Curitiba já foi oficialmente capital brasileira. Esse é somente um dos fatos históricos pouco conhecidos sobre a cidade apontados por dois pesquisadores da história do Paraná. Gehad Hajar, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, é um desses pesquisadores.  Ele está realizando a pesquisa “Curitiba: de povoado à capital do Brasil”, que deverá ser lançada em livro no segundo semestre de 2011. A cidade foi capital federal entre 24 e 27 de março de 1969, época em que vigorava a ditadura militar. De acordo com o pesquisador, a mudança foi por uma questão propagandística. “Curitiba era uma das capitais brasileiras que não

Apresentação do livro "Monumentos de Curitiba" - 2° edição

Apresentação Há muito sentia-se falta de um inventário do patrimônio artístico e cultural nos logradouros e próprios públicos do Município de Curitiba.  Ei-lo: Monumentos de Curitiba, nossa pesquisa de mais de uma década, em que corremos a campo, percorrendo ruas, praças e prédios a fim de elencar, catalogar e fotografar as hermas, bustos, placas, monólitos, estátuas, fontes, repuxos, relógios, árvores preservadas, monumentos, obras de arte, enfim, tudo que esteja exposto publicamente e agregue valores culturais e históricos à memória da cidade.  No afã de ajudar em futuros estudos, restaurações, reposições, manutenções e análises, as fichas tendem a trazer informações mínimas, padronizadas e necessárias, acompanhadas de fotos dos principais bens. Nossa coleção pública é valiosa. Temos desde o monólito do séc. XVII de posse portuguesa sobre este território, na praça Tiradentes; a última argola de atracamento de cavalos do séc. XVIII, na rua de São Francisco; o primeiro

Vida e obra de Gehad Hajar (e-cultura)