Pular para o conteúdo principal

NOTA DE DESAGRAVO PÚBLICO - SATED-PR

 




NOTA DE DESAGRAVO PÚBLICO 




O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná - SATED-PR vem a público desagravar o colega e profissional Gehad Ismail Hajar, conselheiro estadual de cultura, em razão do lamentável episódio ocorrido, envolvendo o Secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi. 


O fato refere-se à forma incisiva e deselegante com que o Secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura agiu com o profissional Gehad Ismail Hajar, atingindo diretamente e pessoalmente a imagem e exercício deste exímio profissional. 


Gize-se que o fato ocorreu no transcurso da 7ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Cultura, em 30 de agosto de 2019. O Secretário de Estado em questão utilizou-se de autoritarismo e dirigismo para cercear o direito de fala e o exercício fiscalizador do conselheiro Gehad Hajar, que no colegiado ocupa uma cadeira eleita pela sociedade civil, através de voto popular direito, indicado por esta entidade sindical a fim de representar a linguagem de ópera. Estes são os fatos que estão provados na gravação da reunião ordinária em tela. 


Diante do fato lamentável e repreensível, este SATED-PR quer proclamar a toda a comunidade artística, especialmente a paranaense, que os artistas e técnicos em espetáculos nunca temeram o arbítrio e a prepotência - mesmo em épocas nas quais não se observava, minimamente, o Estado de Direito - e não estão dispostos a tolerar a quebra de qualquer direito garantido pelas leis vigentes a fim de representar e lutar tanto pela classe artística, quanto pelo direito dos cidadãos à Cultura. 


No caso das ofensas que originaram este Desagravo, registre-se que o profissional e conselheiro Gehad Hajar sofreu a agressão que atingiu em não só o indivíduo, mas a todos os artistas e técnicos do Brasil, bem como a própria sociedade que goza do direito à Cultura, face as atitudes ofensivas que devem ser repudiadas em todas as circunstâncias, sempre que dirigidas contra qualquer cidadão que está em posição de defesa do interesse público e de controle social.


O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná - SATED-PR está solidária com o respeitável colega, pela firmeza de suas ações e pelo ardil dever que sempre demonstrou em prol das causas sociais, ratificando, aqui, o compromisso de sempre exigir pelo respeito e honra à Classe dos Artistas e Técnicos em Espetáculos. 



Curitiba, Paraná, 5 de Setembro de 2019.



Eliane I. Berger

Presidente do SATED-PR 


Jane Franco D'Avila

Vice-Presidente do SATED-PR 


Valdir Domingues Manfredini

Secretário do SATED-PR 



Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba já foi capital do Brasil e é mais antiga do que se imagina (Matéria do Jornal Comunicação On-line - UFPR)

Pesquisadores revisitam a história da cidade e apontam fatos históricos desconhecidos pela população Reportagem: Felipe Nascimento Edição Renata: Portela Responda a seguinte pergunta: quais cidades foram capitais do Brasil? Um bom estudante de história responderia Salvador, Rio de Janeiro e Brasília. Mas o que poucos sabem é que Curitiba já foi oficialmente capital brasileira. Esse é somente um dos fatos históricos pouco conhecidos sobre a cidade apontados por dois pesquisadores da história do Paraná. Gehad Hajar, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, é um desses pesquisadores.  Ele está realizando a pesquisa “Curitiba: de povoado à capital do Brasil”, que deverá ser lançada em livro no segundo semestre de 2011. A cidade foi capital federal entre 24 e 27 de março de 1969, época em que vigorava a ditadura militar. De acordo com o pesquisador, a mudança foi por uma questão propagandística. “Curitiba era uma das capitais brasileiras que não

Apresentação do livro "Monumentos de Curitiba" - 2° edição

Apresentação Há muito sentia-se falta de um inventário do patrimônio artístico e cultural nos logradouros e próprios públicos do Município de Curitiba.  Ei-lo: Monumentos de Curitiba, nossa pesquisa de mais de uma década, em que corremos a campo, percorrendo ruas, praças e prédios a fim de elencar, catalogar e fotografar as hermas, bustos, placas, monólitos, estátuas, fontes, repuxos, relógios, árvores preservadas, monumentos, obras de arte, enfim, tudo que esteja exposto publicamente e agregue valores culturais e históricos à memória da cidade.  No afã de ajudar em futuros estudos, restaurações, reposições, manutenções e análises, as fichas tendem a trazer informações mínimas, padronizadas e necessárias, acompanhadas de fotos dos principais bens. Nossa coleção pública é valiosa. Temos desde o monólito do séc. XVII de posse portuguesa sobre este território, na praça Tiradentes; a última argola de atracamento de cavalos do séc. XVIII, na rua de São Francisco; o primeiro

Vida e obra de Gehad Hajar (e-cultura)