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Relatório do II Festival de Ópera do Paraná

II Festival de Ópera do Paraná 
12 a 27 de novembro - 2016

Relatório 


- Promoção: Governo do Estado do Paraná; Secretaria de Estado da Cultura; Centro Cultural Teatro Guaíra e Guairacá Cultural.

- ProjetoGuairacá Cultural.

- Público:

7.657 espectadores, além das entradas não computadas.

- Financiamento: Sem mecanismos de incentivo público. 85% arcado com receita privada da Guairacá Cultural.
Restante com apoio de materiais e mão de obra por estipêndios orçamentários do CCTG e SEEC. 

328 Profissionais envolvidos: 

237 artistas (cantores, instrumentistas, bailarinos, maestros, diretores); 

91 técnicos (produtores, cenotécnicos, iluminadores, contrarregras, cenógrafos, ensaiadores, coreógrafos, figurinistas, assistentes de produção). 

- Regiões partícipes da produção:

5 Países: Brasil; Alemanha; Itália; Argentina e Uruguai.

7 Estados Brasileiros: Paraná; São Paulo; Minas Gerais; Ceará; Sergipe, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

- 11 Espetáculos: 

6 Óperas: Der Freischütz; La Serva Padrona; La Barca de Veneza per Padova; La Traviata; Rita e Papílio Innocentia

2 Musicais: A Chorus Line e Men of La Mancha

3 Concertos: Carlos Gomes; Pucciniana e Tangos e Milongas


- 1 Curso: Curso de Coro Operístico.


- 6 Locais de récitas: Guairão; Guairinha; Capela Santa Maria; Casa Heitor Stockler de França; Praça Generoso Marques e intervenções relâmpago em ônibus de Curitiba

- 3 Estréias: 

Mundial: Papílio Innocentia (1915)

Brasileira: Der Freischütz (1821)

Paranaense: Rita (1841)

- 8 Grupos Artísticos Envolvidos: Orquestra Sinfônica do Paraná; Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba; Camerata Antiqua de Curitiba; Coro da Camerata Antiqua de Curitiba; Grupo Arte da Comédia; Coro Lírico de Curitiba; Projeto Broadway; Grutun! 

8 Parceiros institucionais: ABCanto; Fecomércio; SESC; UniBrasil; SESI; URBS; ICAC - Instituto Curitiba de Arte e Cultura e LEYARD

153 inserções em mídia espontânea: 8 Inserções em mídia televisiva; 136 em mídia digital; 4 em mídia radiofônica e 5 em mídia impressa

- 1 anúncio pago, pela COPEL: Revista Concerto, nov. 2016. 

- Site Oficial: www.festivaldeopera.org (2.100 acessos)

- Perfil Oficial no Facebook: http://fb.com/festivaldeoperadoparana (1.120 likes) 

- Materiais de divulgação: 33 posts em mídia digital (124.231 compartilhamentos); 400 cartazes em papel; 2.000 programas impressos e programa virtual: goo.gl/qi93Gp 


Ficha técnica do II Festival de Ópera do Paraná 

Gehad Hajar - Direção Geral 

Jean Reis  - Direção Artística 

Marília Teixeira - Direção Pedagógica 

Alex Wolf - Direção de Produção 

Silvany de Mello - Direção de Coro 

Adaile Domingues Koentopp - Maestrina de Coro

Áldice Lopes - Produção CCTG

Pepes do Valle - Preparação Vocal

Assistentes de Produção: 
Meire Abe
Carolina Gonçalves
Alexandre Zardeto
Luciano Darela
Karolina Piazetta
Lucas Albers
Bridi Júnior

RELATÓRIO EM PDF: goo.gl/3qblWv

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