Pular para o conteúdo principal

O primeiro luto paranaense (Gazeta do Povo)

O compositor parnanguara Brasílio Itiberê, morto há 100 anos em missão diplomática em Berlim, foi homenageado com o maior cortejo fúnebre de seu tempo.



“A toilette será preta, de rigor, para os homens, as senhoras não levarão chapéus, indicando o luto apenas por um crepe (...) Sendo esse dia de luto oficial, não funcionarão as casas de diversão.” Assim, o jornal paranaense A Republica, que circulou de 1888 a 1930, noticiou há 100 anos, no dia 23 de setembro de 1913, como seria o concerto no Teatro Hauer em homenagem a Brasílio Itiberê da Cunha (1846-1913), que morrera em agosto.

Embalsamado, o corpo do diplomata e compositor paranaense já estava a caminho de Paranaguá, vindo de Berlim, com uma passagem pelo Rio de Janeiro. Depois de ser velado na cidade natal, seria sepultado em Curitiba, terra que escolheu para repousar. Itiberê era Ministro Plenipotenciário do Brasil na Prússia, cargo que equivaleria ao de embaixador hoje. Ele morrera no dia 11 de agosto, durante uma cirurgia, depois de adoecer após assistir durante horas a um desfile militar sob sol escaldante.

O cortejo fúnebre partiu da ferroviária pela Rua Barão do Rio Branco, virou na Rua 15 de Novembro e na Marechal Floriano e parou na Catedral, onde aconteceu um ofício fúnebre. De lá, seguiu em direção ao Cemitério Municipal.

“Nunca Curitiba viu um cortejo fúnebre dessa magnitude”, afirma o pesquisador do grupo de estudos de música paranaense da Unespar Gehad Hajar. “Quantos governadores e militares já haviam morrido? O povo não se identificava. Talvez, Itiberê tenha sido o primeiro paranaense que causou furor identitário. Talvez, tenha sido a primeira vez em que o paranaense olhou para um ícone simbólico e se viu nele”, diz. 

Itiberê era um paranaense ilustre, e assumiria a embaixada em Portugal quando os dois países reatavam seus laços. “Isso deu a ele uma exposição muito grande”, diz Hajar. “Também se noticiavam os saraus que ele fazia na Europa. Sabia-se da sua amizade com Franz Liszt (1811-1886) [que tocou “A Sertaneja” em concerto] e Anton Rubinstein. Essas histórias voltavam”, diz Hajar, para quem Itiberê não deve ser lembrado como diplomata, apesar da longa carreira a serviço do país. “Não podemos olhá-lo pelo viés diplomático. Ele era, de fato, um músico”, diz o pesquisador, ressaltando que a nomeação de Itiberê para o corpo diplomático do país foi uma forma de o imperador Dom Pedro II custear os estudos musicais do parnanguara na Europa.

Esquecimento

 A importância do evento, no entanto, não impediu que Brasílio Itiberê caísse no esquecimento. Tanto nos dias de hoje – o centenário de sua morte parece ter passado batido em Curitiba, conforme alertaram à Gazeta do Povo os músicos e pesquisadores Tiago Portella e Marília Giller – quanto em seu próprio tempo – poucos anos depois de seu enterro no Cemitério Municipal, seu corpo foi enviado para o Rio de Janeiro; a nova viagem póstuma do compositor aconteceu a pedido da família porque o governo do Paraná não construiu um mausoléu em homenagem a Itiberê, conforme havia prometido.

“Ele queria ser enterrado na terra em que nasceu. Doía a ele não estar no Paraná”, diz Hajar. “O Estado não fez a dotação para isso. Porque estava em vigor na época uma lei que bania os nomes históricos. Quem morreu subsequente a isso foi automaticamente esquecido”, explica. “Existe um descuido com a nossa história. Se Brasílio Itiberê, que foi o que foi, não foi lembrado, imagine os músicos de hoje”, diz Marília. “É o mausoléu, que ainda não fizeram.”

Cronologia
Conheça alguns fatos da trajetória de Brasílio Itiberê:
• 1º de agosto de 1846 – Brasílio Itiberê da Cunha nasce em Paranaguá, onde passa seus primeiros anos. Cursa seus estudos secundários em Curitiba.
• 1866 – Depois passar por Exames Preparatórios do Curso Jurídico, já em São Paulo, é admitido na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
• 1869 – “A Sertaneja”, uma das primeiras obras brasileiras trabalhadas a partir de material de tradição popular, é publicada pela Casa Levy. A fantasia ficou conhecida como seu trabalho mais importante.
• 1870 – Forma-se em Direito e muda-se para o Rio de Janeiro. Apresenta-se no Palácio Imperial, onde se aproxima do Imperador Pedro II, que lhe oferece um cargo no corpo diplomático para que pudesse completar seus estudos musicais na Europa. Um ano após a morte do famoso pianista Louis Gottschalk (1829-1869), Itiberê o homenageia com uma Marcha Fúnebre.
• 1871 – É nomeado Adido para a Legação do Brasil na Prússia.
• 1873 – É transferido para a Roma, na Itália, onde se torna amigo de Franz Liszt. O pianista húngaro tocou “A Sertaneja”, de Itiberê, em concerto.
• 1882 – Vai para a Legação do Brasil em Bruxelas.
• 1892 – É promovido a Ministro Plenipotenciário na Bolívia.
• 1896 – É transferido para o Paraguai.
• 1907 – É transferido como Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário para Portugal.
• 1908 – Assume o cargo em Berlim.
• 11 de agosto de 1913 – Morre em Berlim.
• 25 de setembro de 1913 – Embalsamado, o corpo de Brasílio Itiberê chega a Paranaguá. No dia seguinte, segue para Curitiba, onde é levado em cortejo e enterrado no Cemitério Municipal. Anos depois, os restos mortais de Itiberê são levados para o Rio de Janeiro.

Cortejo Fúnebre (acervo Casa da Memória, FCC)

 O coche fúnebre 


 O cortejo fúnebre partiu da ferroviária...


... passou ela rua Barão do Rio Branco...


... parou na Catedral, onde ocorreu um ofício fúnebre...


E seguiu em direção ao Cemitério Municipal. Nunca Curitiba viu um cortejo fúnebre dessa magnitude, diz Gehad Hajar.

https://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/o-primeiro-luto-paranaense-crrh90y1sgkv1a9lmvxazc8y6/

Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba já foi capital do Brasil e é mais antiga do que se imagina (Matéria do Jornal Comunicação On-line - UFPR)

Pesquisadores revisitam a história da cidade e apontam fatos históricos desconhecidos pela população Reportagem: Felipe Nascimento Edição Renata: Portela Responda a seguinte pergunta: quais cidades foram capitais do Brasil? Um bom estudante de história responderia Salvador, Rio de Janeiro e Brasília. Mas o que poucos sabem é que Curitiba já foi oficialmente capital brasileira. Esse é somente um dos fatos históricos pouco conhecidos sobre a cidade apontados por dois pesquisadores da história do Paraná. Gehad Hajar, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, é um desses pesquisadores.  Ele está realizando a pesquisa “Curitiba: de povoado à capital do Brasil”, que deverá ser lançada em livro no segundo semestre de 2011. A cidade foi capital federal entre 24 e 27 de março de 1969, época em que vigorava a ditadura militar. De acordo com o pesquisador, a mudança foi por uma questão propagandística. “Curitiba era uma das capitais brasileiras que não

Apresentação do livro "Monumentos de Curitiba" - 2° edição

Apresentação Há muito sentia-se falta de um inventário do patrimônio artístico e cultural nos logradouros e próprios públicos do Município de Curitiba.  Ei-lo: Monumentos de Curitiba, nossa pesquisa de mais de uma década, em que corremos a campo, percorrendo ruas, praças e prédios a fim de elencar, catalogar e fotografar as hermas, bustos, placas, monólitos, estátuas, fontes, repuxos, relógios, árvores preservadas, monumentos, obras de arte, enfim, tudo que esteja exposto publicamente e agregue valores culturais e históricos à memória da cidade.  No afã de ajudar em futuros estudos, restaurações, reposições, manutenções e análises, as fichas tendem a trazer informações mínimas, padronizadas e necessárias, acompanhadas de fotos dos principais bens. Nossa coleção pública é valiosa. Temos desde o monólito do séc. XVII de posse portuguesa sobre este território, na praça Tiradentes; a última argola de atracamento de cavalos do séc. XVIII, na rua de São Francisco; o primeiro

Vida e obra de Gehad Hajar (e-cultura)