Pular para o conteúdo principal

A alopecia é uma doença que pode ser tratada

Repórter: Daniel Moren | Jéssica Guidolin

Segundo especialistas, não há idade específica para
desenvolver  a doença.
Foto: Vanessa Lemes
Palavra que pode não ser tão presente no cotidiano de alguns, mas que atinge parte da população. Você já ouviu falar sobre essa doença? Pode ser definida como a perda ou redução de cabelos e pelos no corpo. Sejam por motivos adquiridos ou congênitos, aqueles que nascem com o indivíduo. Segundo o dermatologista Mario Chaves, da clínica Derma Gávea, as alopecias congênitas são muito raras. Elas apresentam a ausência ou atrofia da raiz do pelo.

Androgênica masculina e feminina, de tração e areata são alguns dos tipos de alopecias que existem. Não há idade específica para desenvolver a doença, porém, segundo a dermatologista Cristiane Braga, quanto mais cedo se apresentam os sintomas mais grave é. Por exemplo, uma menina de treze anos que apresenta sintomas de alopecia terá um desenvolvimento mais acentuado da doença do que uma senhora na pós-menopausa, onde os sintomas são mais amenos.

Presente na maior parte das vezes em homens, segundo Chaves, mais precisamente em 50% do sexo masculino, a alopecia androgênica é classificada como uma alopecia não-cicatricial, pois não deixam atrofias ou cicatrizes no local afetado. “Esse tipo de alopecia é tão comum que, na maioria dos casos, deve ser encarada mais como uma característica física do que como doença”, declara. Ele complementa que ao menos 80% dos homens apresentarão sintomas aos 70 anos de idade.

A perda de cabelo na parte da frente da cabeça e a formação de ‘entradas’ na lateral são características que afetam os homens com alopecia androgênica, geralmente depois dos 50 anos. Porém, o processo é acelerado no caso de as características já terem se desenvolvido bem cedo, na juventude. “A evolução é mais rápida e a calvície tende a atingir quase todo o couro cabeludo, poupando somente as têmporas, localizada na região inferior e lateral da cabeça”, explica Chaves.

Para a vítima da doença, essa situação pode não ser tão fácil de aceitar. É o caso do ator Gehad Hajar que começou a reparar os sintomas quando tinha 18 anos de idade. Onze anos se passaram, e ele continua tomando remédios e tratando sua alopecia. Essa situação o incomoda por causa da sua profissão. “Ator ou é careca ou não é, não existe meio termo. A questão nem é se sentir feio ou bonito, e sim o padrão que é imposto devido ao trabalho”, declara.

Em casos que atingem o sexo feminino, há uma diminuição dos cabelos na parte frontal da cabeça, no ‘teto’ do crânio, inclusive o afinamento dos fios. Chaves alerta que é necessário verificar a presença de distúrbios menstruais, infertilidade, crescimento excessivos de pelos em áreas que são comuns em homens, acne, obesidade e diabetes, para que se possam diagnosticar outros distúrbios que estão associados a esta doença.

Movimentos repetitivos através de chapinhas ou tranças que puxam muito o cabelo, podem enfraquecer o folículo e desenvolver a alopecia de tração. O folículo fica frágil devido às puxadas para fazer os penteados, alisamentos e outros procedimentos. Cristiane detalha que este tipo de alopecia é muito comum em pessoas negras na faixa etária de 30 a 40 anos por apresentarem o hábito de utilizarem penteados que tencionam o cabelo.

A alopecia areata, popularmente conhecida como pelada, se apresenta em locais como barbas e cabelos, áreas redondas e ovais em que há a ausência de pelo ou cabelos. “Se a doença se desenvolver até os cinco anos de idade, ela foi adquirida geneticamente. Mas, se for desenvolvida mais tarde, então o problema apresentado tem outros motivos”, explica Cristiane. Esse tipo de alopecia pode ser associado com doenças da tiroide, bem como alergias respiratórias, vitiligos e alergia na pele. Mario informa que cerca de 2% da população, tanto homens como mulheres, são atingidos por esse tipo de alopecia.

A historiadora carioca Patrícia Costa, 44, descobriu que tinha alopecia areata em fase inicial, no fim de 2011. Por achar bonito o estilo ‘careca’, desde 2010 começou a raspar a cabeça um dia sim e outro não. Mas um dia resolveu deixar o cabelo crescer, e percebeu quem em alguns pontos de sua cabeça, os fios já não cresciam. Em determinada época, Patrícia também já havia perdido as sobrancelhas. (...)

http://abj-noticias.blogspot.com.br/2012/06/especialistas-explicam-os-tipos-de.html

Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba já foi capital do Brasil e é mais antiga do que se imagina (Matéria do Jornal Comunicação On-line - UFPR)

Pesquisadores revisitam a história da cidade e apontam fatos históricos desconhecidos pela população Reportagem: Felipe Nascimento Edição Renata: Portela Responda a seguinte pergunta: quais cidades foram capitais do Brasil? Um bom estudante de história responderia Salvador, Rio de Janeiro e Brasília. Mas o que poucos sabem é que Curitiba já foi oficialmente capital brasileira. Esse é somente um dos fatos históricos pouco conhecidos sobre a cidade apontados por dois pesquisadores da história do Paraná. Gehad Hajar, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, é um desses pesquisadores.  Ele está realizando a pesquisa “Curitiba: de povoado à capital do Brasil”, que deverá ser lançada em livro no segundo semestre de 2011. A cidade foi capital federal entre 24 e 27 de março de 1969, época em que vigorava a ditadura militar. De acordo com o pesquisador, a mudança foi por uma questão propagandística. “Curitiba era uma das capitais brasileiras que não

Apresentação do livro "Monumentos de Curitiba" - 2° edição

Apresentação Há muito sentia-se falta de um inventário do patrimônio artístico e cultural nos logradouros e próprios públicos do Município de Curitiba.  Ei-lo: Monumentos de Curitiba, nossa pesquisa de mais de uma década, em que corremos a campo, percorrendo ruas, praças e prédios a fim de elencar, catalogar e fotografar as hermas, bustos, placas, monólitos, estátuas, fontes, repuxos, relógios, árvores preservadas, monumentos, obras de arte, enfim, tudo que esteja exposto publicamente e agregue valores culturais e históricos à memória da cidade.  No afã de ajudar em futuros estudos, restaurações, reposições, manutenções e análises, as fichas tendem a trazer informações mínimas, padronizadas e necessárias, acompanhadas de fotos dos principais bens. Nossa coleção pública é valiosa. Temos desde o monólito do séc. XVII de posse portuguesa sobre este território, na praça Tiradentes; a última argola de atracamento de cavalos do séc. XVIII, na rua de São Francisco; o primeiro

Vida e obra de Gehad Hajar (e-cultura)