Pular para o conteúdo principal

Prêmio João Crisóstomo Arns será entregue nesta sexta (Câmara Municipal de Curitiba)

http://cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=17827

         A Câmara de Curitiba vai entregar, nesta sexta-feira (21), o Prêmio João Crisóstomo Arns a 34 pessoas da cidade que se destacaram nas áreas de educação e cultura. A solenidade será às 20h, no plenário do Anexo II. João Crisóstomo foi professor de literatura e diretor da Escola Bom Jesus e  chefe do Departamento de Letras Anglo Germânicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi amigo e companheiro de seus alunos e estabeleceu preceitos de fé cristã da educação franciscana.
         Por indicação do vereador Jair Cézar (PSDB), a honraria será entregue a Ariadne Zippin Monteiro da Silva, graduada em marketing com especialização em ensino superior. É professora universitária da Fatec Internacional, diretora de Marketing da Mentor Consultoria e membro da Academia de Letras José de Alencar. É presidente da Associação Brasileira de Defesa Cívica.  O parlamentar também recomenda a professora Fátima Aparecida Gusso Rigoni, graduada em Artes Visuais, especialista em História e Filosofia da Ciência, professora e coordenadora dos cursos de pós-graduação alfabetização e letramento. Premiada em Brasília por projetos voltados à educação para jovens e adultos, é autora do livro didático de alfabetização  “Muda o Mundo, Brasil”.
 E também a professora Edna Regiona da Silva. Professora estadual, formada em Psicopedagogia Clínica e Institucional é multiplicadora do Projeto de Prevenção à Exploração  Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. É autora do gibi “Turminha da Segurança 2”, que orienta crianças e adolescentes sobre exploração sexual e segurança. (...)

Projetos culturais
        
         A gerente da Fundação Cultural de Curitiba na regional Cajuru será a homenageada do vereador Emerson Prado (PSDB). Tem formação em Letras,  em Ciências Políticas e Gestão de Pessoas. Destaca-se por sua participação efetiva na condução de projetos culturais desenvolvidos pela fundação, como apresentações de teatro e festivais de música.  A ex-vereadora Mara Lima, hoje deputada estadual, indica Olivir Bueno Apolidoro, bacharel em Teologia, mestre em Ciências da Religião, pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Membro da Academia Evangélica Paranaense de Letras e professor da Faculdade Teológica  Assembleia de Deus de Curitiba, foi secretário da Escola Bíblica de Obreiros e do Instituto Bíblico. Rebeca da Silva Leal também é recomendada pela deputada estadual. É professora de teoria musical, musicalização infantil, piano e teclado,  palestrante em simpósios, cursos e oficinas de música. Como voluntária, atua como regente do Coral e Orquestra da União da Mocidade das Assembleias de Deus de Curitiba .
        
         A vereadora Julieta Reis (DEM) vai homenagear o maestro Osvaldo Colarusso, que, com mais de 30 anos de carreira, atuou por 13 anos como maestro da Orquestra Sinfônica do Paraná.  Convidado das mais importantes orquestras do País, desenvolve paralelamente atividades como produtor e apresentador de programas de música clássica na rádio E-Paraná. Também Gehad Ismail Hajar, que é formado em Direito, Ciência Política e Pedagogia. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, do Centro de Letras do Paraná e do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba. Violinista, rabequista, pesquisador, ator e produtor, é autor de diversas publicações literárias nas áreas de história e direito. (...)

Postagens mais visitadas deste blog

Curitiba já foi capital do Brasil e é mais antiga do que se imagina (Matéria do Jornal Comunicação On-line - UFPR)

Pesquisadores revisitam a história da cidade e apontam fatos históricos desconhecidos pela população Reportagem: Felipe Nascimento Edição Renata: Portela Responda a seguinte pergunta: quais cidades foram capitais do Brasil? Um bom estudante de história responderia Salvador, Rio de Janeiro e Brasília. Mas o que poucos sabem é que Curitiba já foi oficialmente capital brasileira. Esse é somente um dos fatos históricos pouco conhecidos sobre a cidade apontados por dois pesquisadores da história do Paraná. Gehad Hajar, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, é um desses pesquisadores.  Ele está realizando a pesquisa “Curitiba: de povoado à capital do Brasil”, que deverá ser lançada em livro no segundo semestre de 2011. A cidade foi capital federal entre 24 e 27 de março de 1969, época em que vigorava a ditadura militar. De acordo com o pesquisador, a mudança foi por uma questão propagandística. “Curitiba era uma das capitais brasileiras que não

Apresentação do livro "Monumentos de Curitiba" - 2° edição

Apresentação Há muito sentia-se falta de um inventário do patrimônio artístico e cultural nos logradouros e próprios públicos do Município de Curitiba.  Ei-lo: Monumentos de Curitiba, nossa pesquisa de mais de uma década, em que corremos a campo, percorrendo ruas, praças e prédios a fim de elencar, catalogar e fotografar as hermas, bustos, placas, monólitos, estátuas, fontes, repuxos, relógios, árvores preservadas, monumentos, obras de arte, enfim, tudo que esteja exposto publicamente e agregue valores culturais e históricos à memória da cidade.  No afã de ajudar em futuros estudos, restaurações, reposições, manutenções e análises, as fichas tendem a trazer informações mínimas, padronizadas e necessárias, acompanhadas de fotos dos principais bens. Nossa coleção pública é valiosa. Temos desde o monólito do séc. XVII de posse portuguesa sobre este território, na praça Tiradentes; a última argola de atracamento de cavalos do séc. XVIII, na rua de São Francisco; o primeiro

Vida e obra de Gehad Hajar (e-cultura)