Os novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba tomaram posse nesta segunda-feira (16) em reunião ordinária realizada às 19h, no Hotel Alta Regia. O conselho reúne representantes da comunidade, da classe artística, da Prefeitura e da Câmara Municipal. O mandato é de dois anos (2010 a 2012).
Na primeira reunião, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba e do Conselho Municipal de Cultura, Paulino Viapiana, deu posse aos novos membros e destacou a importância da participação de todos os representantes na elaboração das políticas culturais da cidade. "Curitiba trata a cultura com muita seriedade e isto se reflete no modo como temos participado ativamente das discussões nacionais.
Estamos em sintonia com as diretrizes do Conselho Nacional da Cultura, e temos contado com a participação da sociedade nesse processo", destacou.
Dar um "tempero artístico" na elaboração das políticas culturais é uma das expectativas do conselheiro Ricardo Marinelli, que representa o segmento das artes cênicas/dança. Ele destaca que a participação no Conselho permite ampliar o diálogo e com isso promover a reelaboração constante dos interesses de todas as áreas artísticas.
Representante da sociedade civil pela regional do Portão, o músico Gehad Hajar, 27 anos, também considera importante poder participar de um processo que fortaleça a cultura da cidade. Esta também é a opinião do facilitador de dança Alexsandro Bonfim, 29 anos, representante da comunidade da regional do Cajuru. "Espero que o Conselho lute para que todas as áreas tenham o mesmo grau de importância na formulação das propostas para a cultura", diz.
Após a posse, uma das primeiras ações dos novos conselheiros foi a indicação dos nomes dos representantes que irão compor as comissões do edital Pontos de Cultura. Serão dois representantes do segmento cultural e dois da sociedade civil que participarão da análise técnica e de mérito dos projetos inscritos no terceiro edital do programa, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Ministério da Cultura. Os nomes indicados passarão agora pela análise e ratificação do grupo.
O novo Conselho foi designado por meio de decreto do prefeito Luciano Ducci, publicado no último dia 29 de julho. Os nomes que representam a sociedade organizada foram escolhidos mediante eleição, realizada no primeiro semestre, em todas as regionais da cidade. Cada segmento da classe artística também elegeu seus representantes. Entre os membros indicados pelo Poder Executivo estão funcionários da Fundação Cultural de Curitiba, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), Secretaria Municipal da Educação, Instituto Curitiba de Turismo e Procuradoria Geral do Município. Quatro vereadores também integram o colegiado.
O Conselho Municipal de Cultura é o órgão que, no âmbito do município, institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura. Ele participa da elaboração e da fiscalização das políticas culturais. Foi instituído pela lei 11.834, de 4 de julho de 2006.